sábado, 29 de dezembro de 2012

Gasparzinho

Casper the Friendly Ghost (no Brasil, Gasparzinho o Fantasminha Camarada) é um personagem norte-americano de desenho animado e banda desenhada (história em quadrinhos), da editora Harvey Comics, voltado para o público infantil. Nas suas histórias surgiriam vários coadjuvantes de sucesso, como o Trio Assombrado (os tios malvados do fantasminha), o diabinho Hot Stuff the Little Devil (no Brasil, Brasinha), e a bruxinha Wendy (no Brasil, Luísa, a Boa Bruxinha). O principal desenhista dos quadrinhos de Gasparzinho foi Warren Kremer . Casper foi criada em 1939 por Seymour Reit e Joe Oriolo para um livro infantil, em 16 de novembro de 1945, o Famous Studios lançou o curta-metragem The Friendly Ghost, primeira animação de Casper.No Brasil, teve uma série de revistas em quadrinhos publicadas pela Editora O Cruzeiro na década de 1960 e outra pela Editora Vecchi, na década de 1970 . em 2010, a Devir Livraria lançou uma versão encadernada de luxo , em agosto de 2012, volta a ter uma revista mensal pela Pixel Media, linha de histórias da Ediouro Publicações.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Manda-Chuva

Top Cat (Manda-Chuva no Brasil) foi uma série animada da Hanna-Barbera do horário nobre, que foi transmitida de 27 de setembro de 1961 a 18 de abril de 1962, com uma temporada de 30 episódios, na rede ABC. Ao contrário de suas séries irmãs, Os Jetsons e Jonny Quest, Manda-Chuva não conseguiu um renascimento nos anos 1980. No Brasil, o personagem Manda-Chuva foi dublado pelo ator Lima Duarte. Além disso, a cidade de Nova York foi substituída por Brasilia na versão brasileira.O personagem central, Manda-Chuva é o líder de uma gangue de Nova York de gatos de rua: Bacana, Espeto, Batatinha, Gênio e Chu-Chu. Manda-Chuva e sua gangue foram inspirados por personagens da comédia popular You'll Never Get Rich (mais tarde chamada de The Phil Silvers Show). Também foi dito que os Bowery Boys influenciaram o programa. Maurice Gosfield, que interpretou o Corsário Duane Doberman de The Phil Silvers Show, também emprestou sua voz a Batatinha em Manda-Chuva (a aparência grandiloquente de Batatinha foi baseada em Gosfield). Outra possível fonte de material foi Joca e Dingue-Lingue, um segmento de Dom Pixote, que também tinha paralelismo com The Phil Silvers Show. Uma freqüente linha do enredo girava em torno do policial local, Guarda Belo, e suas tentativas ineficazes de expulsar a gangue do beco. A única razão para ele querer se livrar deles era que Manda-Chuva e sua gangue estavam constantemente tentando ganhar dinheiro rápido - normalmente através de um golpe ilegal. A aparência de Belo foi modelada em Allen Jenkins, que fez sua voz. Dibble (o nome original de Guarda Belo), anteriormente sendo apenas para a ferramenta de fazer buracos para plantar sementes, adquiriu um segundo significado no vernáculo como gíria de policiais.Personagens: Manda-Chuva (Top Cat) - Líder da gangue é o primeiro a inventar e se meter em trapalhadas Batatinha (Benny the Ball) - O mais amável dos gatos. Possui aparência de um gato doce, gentil e incapaz de fazer mal a uma mosca. Se por um lado não age com maldade, por outro é sempre leal e incontestável às ordens de Manda-Chuva. Bacana (Fancy Fancy) - É um gato com ares de galã Espeto (Spook) - Um gato de estilo próprio, que no Brasil acabou ganhando na dublagem sotaque nordestino Gênio (Brain) - O nome é apenas uma ironia Guarda Belo (Officer Dibble) - É um policial à americana, amigo da vizinhança e que tenta, sem fazer muito esforço, fazer com que Manda-Chuva pare com suas traquinagens Chu-Chu (Choo Choo) - É um gato cor-de-rosa, ele é o braço direito de Manda-Chuva e também o gato mais alto da turma, usa camisa branca de gola alta. Chu-chu sempre vigia para ver se alguém está se aproximando quando a turma está aprontando alguma.

Frankenstein Jr

Frankenstein Jr. (Frankenstein Jr (em inglês) é um desenho com produção Hanna-Barbera. Passava junto com o desenho dos Impossíveis. Estreou em 1966 e teve 18 episódios.História O cientista garoto Buzz Conroy (Bob, no Brasil) e seu pai, o Professor Conroy combatiam supervilões com a ajuda de um robô poderoso chamado de Frankenstein Jr. "Frankie", como era chamado por Buzz, era muito parecido com o personagem Homem de Aço. Frankie era ativado por um anel que Buzz usava. O desenho foi cancelado em 1968 por queixas de violência, o que poderia incitar as crianças a um comportamento agressivo.Teve 18 capitulos/1 "The Shocking Electrical Monster" Contra o monstro Elétrico-Choque 2 "The Spyder Man" O homem Aranha 3 "The Menace From the Wax Museum" A ameaça do museu de cera 4 "The Alien Brain From Outer Space, Part 1 " O cérebro alienígena do espaço 5 "The Alien Brain From Outer Space, Part 2 " O cérebro alienígena do espaço. continuação 6 "UFO - Unidentified Fiendish Object" Zargon - O terrível 7 "The Unearthly Plant Creatures" contra as plantas extraterrenas 8 "The Deadly Living Images" Os retratos revividos 9 "The Colossal Junk Monster" Contra o monstro do Ferro-Velho 10 "The Incredible Aqua Monster" Os incríveis Aquamonstros 11 "The Gigantic Ghastly Genie" O Gigante mau que era Gênio 12 "The Birdman'" Contra o homem pássaro 13 "The Invasion Of The Robot Creatures" A Invasão dos homens robôs 14 "The Manchurian Menace" A ameaça Mansour 15 "The Mad Monster Maker" Contra os monstros cinematográficos 16 "The Monstermobile" Contra o monstromóvel 17 "The Pilfering Putty Monster" Contra o monstro de massa 18 "The Spooktaculars" Contra o Spectro-ocular

Pica-Pau

(foto: Walter Lantz). O Pica-Pau (no original em inglês Woody Woodpecker), é o nome de um personagem de desenho animado de mesmo nome, um pica-pau antropomórfico (animal com corpo e características humanas), que estrelou vários curta-metragens de animação produzidos pelo estúdio de Walter Lantz e distribuídos pela Universal Pictures. Embora não seja o primeiro dos personagens "malucos" que tornaram-se populares nos anos 1940, o Pica-Pau é considerado um dos personagens mais notáveis do gênero. O Pica-Pau foi criado em 1940 pelo artista de storyboard Walt Lantz. Em seus primeiros desenhos animados, o Pica-Pau aparece como um pássaro louco, com uma aparência considerada grotesca. Porém, ao longo dos anos, o Pica-Pau sofreu diversas mudanças no seu visual, ganhando traços mais simpáticos, uma aparência mais refinada e um temperamento mais tranquilo. O Pica-Pau foi inicialmente dublado, nos Estados Unidos, por Mel Blanc, que também fez as vozes de quase todos os personagens do sexo masculino das séries Looney Tunes e Merrie Melodies. Como dublador do Pica-Pau, Blanc foi sucedido por Ben Hardaway, e mais tarde por Grace Stafford, esposa de Walter Lantz. Os desenhos do Pica-Pau foram transmitidos na televisão pela primeira vez em 1957, no programa The Woody Woodpecker Show, que mostrava novas sequências animadas do Pica-Pau interagindo com as filmagens em live-action de Walter Lantz, como se uma pessoa e um desenho animado estivessem apresentando o programa juntos(o Pica-Pau foi o primeiro desenho animado exibido pela tv tupi nos anos 50,voltou nos anos 70 em cores na mesma Rede Tupi,depois foi para Bandeirantes,Globo,entre outras emissoras. Atualmente, The Woody Woodpecker Show é ainda reprisado com freqüência na televisão, sendo que no Brasil, ele é atualmente transmitido pela Rede Record. Lantz produziu os curta-metragens do Pica-Pau até 1972, quando ele fechou definitivamente seu estúdio. Desde então, o personagem só voltou a reaparecer em 1999, no programa The New Woody Woodpecker Show, produzido pela Universal Animation Studios de 1999 à 2003. O Pica-Pau é um dos poucos personagens de desenho animado que possui uma estrela na Calçada da Fama. Ele também fez uma pequena aparição junto com outros personagens famosos no filme Who Framed Roger Rabbit, de 1988.Ao longo de sua carreira, o Pica-Pau recebeu 3 indicações ao Oscar, sendo 2 na categoria de Melhor Curta Animado e 1 na categoria de Melhor Canção Original. O desenho animado Apólice Cobertor ("Wet Blanket Policy") é marcado por ser o único curta-metragem de animação que foi indicado ao Oscar de Melhor Canção Original durante toda a história do cinema. Em 1979, Walter Lantz ganhou um Oscar Honorário, "por levar alegria e risos à todas as partes do mundo através da seus desenhos animados"

LUISA

é um personagem de quadrinhos da Harvey Comics. Luísa foi introduzida como um personagem secundário e uma companheira para Gasparzinho na revista Casper the Friendly Ghost nº 20, de maio de 1954. Em seguida, passou a aparecer na revista Harvey Hits, a partir do nº 7. Depois de 6 aparições nesta revista, Luísa ganhou sua própria revista Wendy the Good Little Witch, em 1960. A bruxinha também estrelou a revista Wendy Witch World (outubro de 1961 a setembro de 1974) e, com Gasparzinho, a revista Casper and Wendy (setembro de 1972 a novembro de 1973). Após seu cancelamento, a revista Wendy the Good Little Witch teve uma segunda série, que durou de abril de 1991 a agosto de 1994. Em 1991, foi lançada, também, a mini-série de 3 númerosWendy And The New Kids On The Block. Além de Gasparzinho, as revistinhas de Luísa tinham a presença de suas três tias malvadas (Thelma, Velma e Zelma), com quem ela morava em uma cabana na floresta encantada. Uma trama recorrente das histórias envolvia a frustração das 3 tias com o fato de Luísa só querer usar seus poderes mágicos para fazer o bem. No Brasil, seu primeiro nome foi Luiza (com “z”). Na dublagem dos filmes, o nome original americano foi mantido (“Wendy”). Recentemente, a editora Pixel optou pelo grafismo “Luísa”, Luísa teve revistas próprias pelas Edições O Cruzeiro e pela Editora Vecchi. A revista editada pelas Edições O Cruzeiro chamava-se simplesmente Luíza (com "z") e foi publicada do final da década de 1960 ao início da década de 1970. Já a revista publicada pela Editora Vecchi chamava-se Luíza, a Boa Bruxinha e foi publicada de 1975 a 1977, num total de 18 edições. Em 1980, a Editora Vecchi lançou, ainda, um Almanaque Luíza.

O Urso do Cabelo Duro

O Urso do Cabelo Duro (Help! ... It's the Hair Bear Bunch!) é um desenho animado produzido pela Hanna-Barbera em 1971 para a rede americana CBS.A série apresentava três adoráveis ursos — Cabeludo (Hair Bear), que fala rápido; Enrolado (Bubi Bear), que fala de forma confusa; e Quadrado (Square Bear), que fala devagar — que estão sempre tramando um jeito de escapar do Zoológico das Maravilhas (Wonderland Zoo), que tinha como zeladores o mal-humorado Sr. Peevly e seu ajudante gorducho e desajeitado Botch (era ele quem denunciava as fugas dos ursos com a frase de alerta "-Sr. Peevly, eles estão fugindo!"). Os dois guardas do Zoo tinham que cortar um dobrado para evitar as constantes fugas e armações do trio, o que resultava até mesmo em implacáveis perseguições. Quando a coisa ficava preta (ou não), um outro elemento curioso entrava em ação: a famosa "motoca invisível" que Quadrado invocava (só Deus sabe de onde) para ajudar o trio a sair das enrascadas. Nem mesmo Cabeludo sabia como o amigo fazia essa "mágica", geralmente expressando isso com a frase "-Bicho, eu não sei como é que ele faz isso!". Apesar da curta duração, a série fez muito sucesso tanto nos EUA quanto no Brasil.